Com muita emoção e lutas de alto nível, a Eurocup da ISBJJA fechou a primeira temporada do Circuito Ibérico de Jiu-Jitsu, celebrando o encerramento com chave de ouro. O evento, que aconteceu no Pavilhão Dr. Mário Mexia, em Coimbra, Portugal, foi palco para centenas de atletas em duelos Gi & No-Gi, festival para as crianças, seminário com GM Reyson Gracie, sendo realizado com grande sucesso.
Gracie Barra e a ZR Team Association resplandeceram pelo desempenho dos seus atletas, deixando seus nomes marcados na Eurocup 2024. Entretanto, foi a ZR Team Association que conquistou o troféu Rolls Gracie na categoria geral (juvenil, adulto e master), seguida pela Gracie Barra em segundo lugar e a GFTeam Porto em terceiro. Marcão Arte Suave e CheckMat fizeram parte do Top 5. Enquanto isso, para os mais jovens (do pré-mirim ao infanto-juvenil), o título ficou com a Gracie Barra.
Alguns atletas se destacaram na competição, entre eles, Lucas Farias (Focus JJ) e Isaac de Freitas (Wish Roll), que se sagraram campeões do absoluto adulto com e sem quimono, respectivamente. Além deles, Isaac Guimarães também teve destaque com a dupla vitória No-Gi no master e levando a medalha de ouro na sua categoria de peso. Ao todo, o competidor da equipe Cesar Maillet Team Brasil fez um total de nove lutas, mostrando grande performance.
A competição foi dividida em dois dias, no primeiro, foram realizadas as lutas das categorias juvenil, adulto e master, com uma grande quantidade de inscritos, do juvenil ao master, da faixa azul até a preta. Rogério Gavazza, vice-presidente da ISBJJA, destacou o alto nível das disputas e a presença significativa de atletas brasileiros.
O ponto alto do segundo dia, reservado para os mais jovens, foi o Festival Kids, no qual cerca de 40 crianças participaram de atividades recreativas e combates, evidenciando o sucesso do festival de inclusão para os futuros campeões.
Além das disputas tradicionais, a Eurocup animou o público com superlutas pelos desafios Brasil x Portugal, Master Black Belt e Novos Talentos. No embate Brasil x Portugal, a vitória ficou com o Brasil, que celebrou o triunfo com vitórias de Cauã Anderson (Double Five Brasil), Diego Silva (Team Silva Brasil) e Isaac Guimarães (Cesar Maillet Team Brasil).
O Desafio Master Black Belt resultou nas vitórias de Douglas Crespo (Gracie Barra), João Paulo Oliveira (GFTeam Porto) e Alex Ourives (Portugal Gold Team). No Desafio Novos Talentos, Pedro Lima (R1NG Brasil), Klaus Henrique (Cesar Maillet Team Brasil) e João Victor Campos (Team Silva Brasil) foram os campeões. Sem dúvida, foram lutas memoráveis que ficarão na história da Eurocup ISBJJA 2024.